.../ Macrodados Windows - Novidades

Macrodados

Início |  Suporte |  Fale Conosco

Novidades

Nova versão 7.6 do Macrodados

A nova versão 7.6 do programa Macrodados oferece diversos recursos úteis para a especificação e ajuste de gráficos com séries temporais. Alguns exemplos dos recursos disponíveis na nova versão:

Rótulos de dados

O gráfico da figura usa rótulos de dados, que mostram os valores das séries próximos das barras. Nesse gráfico foram suprimidos o eixo vertical e a moldura que contorna a área do gráfico.

Marcadores:

O gráfico da figura mostra as linhas com marcadores do tipo círculo e quadrado sem preenchimento, datas na vertical com formato pré-definido, legendas nas cores das séries com borda e sombra.

Área com anotações:

O gráfico da figura mostra as áreas preenchidas abaixo das linhas, duas caixas de texto com anotações, datas com inclinação de 90 graus e legendas suprimidas.

Margens laterais:

O gráfico de linhas da figura usa margens laterais no eixo horizontal, datas com inclinação de 45 graus e um título (%) no eixo vertical.

Barras empilhadas:

O gráfico da figura mostra barras empilhadas e omite a moldura que contorna a área do gráfico.

Os gráficos também podem ser inseridos em planilhas Excel ou em apresentações Powerpoint como objetos gráficos e assim podem ser alterados livremente nestes programas.

Para abrir o gráfico como objeto do Excel ou Powerpoint clique no botão correspondente na barra de ferramentas, que fica na parte inferior da janela do gráfico.

Na figura abaixo os botões para abrir o gráfico no Excel e no Powerpoint estão assinalados em vermelho:

A versão 7.6 também inclui o novo cálculo Taxa pró-rata die, que serve para produzir taxas diárias pró-rata a partir de séries mensais, que podem ser do tipo números índice ou variação.A figura abaixo mostra a janela com os parâmetros para o cálculo:

O resultado do cálculo pode ser uma nova série mensal, onde a cada mês corresponde a taxa diária pró-rata correspondente aquele mês, ou uma planilha Excel diária com as taxas pró-rata e seus acumulados.

Para conhecer em detalhes os recursos da nova versão, consulte o Manual do Usuário.

Dezembro de 2011: Nova versão 7.5 do Macrodados

Lançada a versão 7.5 do programa Macrodados com os seguintes recursos:

  • Link com Excel otimizado

    Este recurso permite inserir séries do Macrodados diretamente em células do Excel através de um suplemento. Leia mais

    Nos casos em que o banco de dados se encontra instalado na rede, é preciso acessar a rede para cada célula a ser preenchida, o que significa um tempo maior para a abertura de uma planilha linkada.

    Nesta nova versão, o Link foi otimizado de modo a reduzir o tempo de acesso ao banco de dados em até 60% em comparação com o tempo de acesso da versão anterior.

  • Exportação para Excel com escolha do intervalo

    Na versão anterior, a exportação de séries do Macrodados para o Excel considerava uma data inicial fixa, que podia ser modificada no ítem de menu Opções-Preferências, sendo a data final a da última observação disponível.

    Na nova versão, o botão Exportar para o Excel solicita a data inicial e final das séries a exportar. O programa sugere as datas que correspondem a todo o intervalo observado disponível para as séries selecionadas.

  • Compatibilidade com o Office 2007

    Nesta nova versão os gráficos do Macrodados podem ser inseridos como objetos do Excel ou Powerpoint na versão 2007 do Microsoft Office.

  • Planilhas com horizonte até dezembro de 2030

    As planilhas do programa com periodicidade mensal, trimestral e anual tiveram a data final ampliada para 12/2030.

    Com isso é possível agora produzir projeções mais longas para as séries, utilizando-se os itens de menu Econometria e Projeções.

  • Preferências para os gráficos temporais

    Na versão anterior os gráficos temporais eram gerados inicialmente como gráficos de linha, com 10 divisões no eixo e 2 casas decimais.

    Na nova versão é possível definir e guardar preferências para estas parâmetros : basta usar o ítem de menu Opções-Preferências e informar os parâmetros desejados no campo Gráficos Temporais.

  • Novo layout de impressão para recursos de econometria

    Nesta nova versão foi aprimorada a impressão das telas de saída dos recursos de regressão linear, correlograma, correlograma cruzado e teste Granger-causalidade.

  • Calculo Deflacionar com escolha automática de data-base

    O cálculo Deflacionar é usado para a geração de séries em termos reais a partir de séries nominais utilizando-se um deflator. O campo Data Base deve ser preenchido quando se deseja obter a série deflacionada a preços de uma determinada data.

    Caso seja mantido em branco, a série será gerada a preços da última observação disponível. Enquanto na versão anterior a série original e a série do deflator precisavam ter as mesmas datas finais, a nova versão determina qual a data final em que ambas as séries possuem dados.

Abril de 2011 : Nova versão 7.4 do Macrodados

Lançada a versão 7.4 do Macrodados com novos recursos e melhorias para a elaboração de análises e projeções. Os recursos podem ser acessados no novo ítem Projeções do menu principal.

  • Projeção Univariada

    Recurso para produzir uma série com projeções geradas por métodos automáticos, que levam em conta os dados históricos da própria série.

    Os métodos de projeção univariada disponíveis são : médias móveis, amortecimento exponencial e Holt-Winters.

    O programa oferece uma modalidade de escolha automática do melhor método, ou seja, aquele que gera o menor erro médio quadrático.

  • Projeção Multivariada

    Recurso para produzir uma série com projeções a partir de um modelo de regressão linear préviamente estimado.

    Neste caso o modelo adotado assume que a série a ser projetada (variável dependente) é influenciada por outras séries (variáveis independentes), que precisam já possuir projeções (dados fora da amostra).

    Para inserir projeções nas variáveis independentes, podem ser usados os os recursos de projeção univariada ou preenchimento automático.

  • Preenchimento Automático

    Recurso para para produzir projeções na própria série a partir de uma modalidade de preenchimento escolhida oelo usuário.

    As modalidades disponíveis são : progressão aritmética, progressão geométrica, valor constante, variação N períodos, variação de outra série e média móvel de outra série.

  • Documentação

    Para mais detalhes sobre os novos recursos disponíveis, consulte o ítem Projeções Projeções na ajuda do programa ou o ítem 6 do Manual do Usuário.

Outubro de 2009 : Nova versão 7.3 do Macrodados

Lançada a versão 7.3 do Macrodados com os seguintes recursos:

  • Melhor visualização dos nomes

    Os nomes das séries do foram revistos e ampliados, de modo a minimizar abreviações e facilitar o seu entendimento. Foi também ampliado o espaço destinado aos nomes das séries, no topo das colunas.

  • Melhor visualização dos valores

    Os valores numéricos das séries podem agora ser mostrados nas planilhas com separador de 1000, o que facilita a visualização de valores de grande magnitude.

    Este recursos é opcional e pode ser desativado através do menu principal, em Opções-Preferências.

  • Base livre para gráficos com escala logarítmica

    Nesta nova versão é possível usar qualquer base para a escala logarítmica dos gráficos temporais. Na versão anterior só era possível usar a escala logarítmica com a base 10.

    Para usar este recurso, faça um gráfico de série temporal, peça para alterar as escalas do gráfico e altere a base da opção Escala logarítmica.

  • Ampliação do horizonte temporal das séries

    Foi ampliado o horizonte das séries do banco de dados, de modo que agora é possível gerar projeções até 2020 para séries mensais, trimestrais ou anuais.

Dezembro de 2008 : Nova versão 7.2 do programa Macrodados

Lançada a nova versão 7.2 do programa Macrodados com os seguintes recursos adicionais:

  • Deflacionar séries a partir de variações percentuais

    Agora é possível usar séries de variações percentuais como deflatores para deflacionar outras séries, sem a necessidade de transformar para números índices.

    Para usar este recurso, abra as séries desejadas, selecione Cálculos-Deflacionar no menu principal e informe no campo correspondente o Tipo do deflator : Número índice ou Variação %.

  • Gráficos com escala logarítmica

    A apresentação de gráficos em escala logarítmica pode ser útil quando os dados cobrem um grande intervalo de valores, uma vez que o logaritmo reduz a representação a uma escala mais fácil de ser visualizada.

    Para usar este recurso, faça um gráfico de série temporal e peça para alterar as escalas do gráfico e marque a opção Escala logarítmica.

Setembro de 2008 : Nova versão 7.1 do programa Macrodados

Lançada a nova versão 7.1 do programa Macrodados com os seguintes recursos adicionais:

  • O Filtro de Hodrick-Prescott é um método criado pelos economistas Robert Hodrick e Edward Prescott (Nobel 2004) para obter uma série de tendência não linear suavizada.

  • Compatibilidade com o Office 2003

    É uma técnica muito usada em ciclos reais de negócios, para extrair a tendência de séries como a do PIB por exemplo e estimar o PIB potencial.

Outubro de 2007: Nova versão 7.0 do programa Macrodados

Lançada a nova versão 7.0 do programa Macrodados com os seguintes recursos adicionais:

  • Exportação de gráficos para o Powerpoint

    Agora ficou muito mais simples criar apresentações no Microsoft Powerpoint com gráficos do Macrodados : basta clicar em um botão da barra de ferramentas do gráfico para inseri-lo em um slide do Powerpoint automaticamente

  • Nova interface para a guia Banco de Dados

    A tela inicial do programa foi aprimorada na nova versão, com mais destaque para os botões Abrir no Macrodados e Exportar para o Excel. Também a janela que mostra os nomes das séries passou a ser atualizada mais rapidamente.

  • Ampliação da capacidade do banco de dados

    A nova versão amplia a capacidade do banco de dados, permitindo assim a inclusão futura de milhares de novas séries.

  • Nova interface para Estatísticas Descritivas

    Com a nova versão é possível definir o intervalo e visualizar, na mesma janela de saída, a tabela com as estatísticas descritivas e o histograma da série.

  • Gráfico de Pizza

    A nova versão oferece este novo tipo de gráfico cross-section, no qual é possível visualizar diversas séries para uma determinada data como "fatias" de um círculo.

  • Cálculo de variação da média móvel

    A janela para especificação da média móvel agora possui a opção Variação. Selecione esta opção para produzir séries de variação percentual da média móvel.

Abril de 2006: Nova versão 6.3 do programa Macrodados

Lançada a nova versão 6.3 do Macrodados com os seguintes recursos adicionais:

Agosto de 2005: Nova versão 6.2 do programa Macrodados

Dezembro de 2004 : Nova versão 6.1 do programa Macrodados

Lançada a nova versão 6.1 do Macrodados.