3. Ferramentas do Macrodados

O programa Macrodados possui interface voltada para o tratamento de séries temporais e oferece ferramentas poderosas para analisar dados, fazer simulações ou gerar projeções.

Para acessar esses recursos é preciso primeiramente selecionar as séries de interesse no banco de dados.

As séries lidas do banco de dados ficam disponíveis para visualização,  gráficos, transformações por cálculos, estatísticas e recursos de econometria.

Para mais detalhes sobre como selecionar e ler séries do banco de dados, consulte o tópico Noções Básicas.

3.1 Planilhas

Os valores numéricos das séries são apresentados na guia Planilhas.

A cada coluna corresponde uma série histórica. Os nomes das séries são mostrados no topo das  coluna.

As séries são alocadas nas planilhas de acordo com suas periodicidades, como também ocorre na guia Área de Trabalho.

Para trocar de planilha, para uma de outra periodicidade, clique no rótulo da periodicidade desejada : mensal, trimestral, anual, diária ou quadrissemanal.

Guias

 

Dica:

Ao parar o cursor do mouse sobre uma coluna, será mostrado um indicador com o nome completo da série. Veja em Opções - Preferências, como desativar este recurso.

 

A figura abaixo mostra uma planilha trimestral com três séries lidas do tópico Economia Brasileira - Contas Nacionais - PIB Trimestral :

 

 

Dica:

 

Para alterar o nome de uma série, posicione-se na coluna correspondente e tecle Ctrl-F2. Digite o novo nome no campo que aparece no topo da planilha e tecle Enter.

 

Para alterar vários nomes, use a Área de Trabalho : clique no nome da série, faça a alteração desejada e tecle Enter.

 

As séries históricas são sempre lidas em toda sua extensão. Use a barra de rolagem vertical, localizada à direita na planilha, para visualizar outras datas.

É possível alterar o número de casas decimais dos valores, a largura das colunas ou o tipo de separador decimal. Veja em Opções - Preferências e Formatando mais informações sobre estes recursos.

Alterações feitas nas planilhas do Macrodados, em valores ou nomes das séries, não são afetam as séries originais do banco de dados.

Dica :

 

É possível exportar uma região da planilha para outros programas.

 

Defina a região a ser exportada (mova o mouse com o botão esquerdo pressionado e depois solte o botão) , clique com o botão direito do mouse e depois escolha Copiar (só dados) ou Copiar (com nomes e datas).

 

No programa de destino escolha as opções Editar-Colar.

 

A opção Copiar (com nomes e datas) também pode ser acessada clicando-se no ícone  da barra de ferramentas.

 

É possível mover colunas na planilha : clique no nome da série no topo da coluna correspondente e com o botão esquerdo pressionado mova o mouse para a coluna após a qual ela deverá ser inserida.

3.2 Área de Trabalho

As séries que são lidas do banco de dados e as séries transformadas por cálculos ficam disponíveis na guia Área de Trabalho do Macrodados, que lista as séries de uma mesma periodicidade.

Assim como na guia Planilhas estão disponíveis cinco janelas na Área de Trabalho : mensal, anual, trimestral, diária e quadrissemanal.

Estas listas oferecem as seguintes vantagens :

  1. Permitem uma melhor visualização do conjunto de séries ativas do usuário, pois nas planilhas só é possível visualizar um número limitado de colunas.
  2. Facilitam a utilização de cálculos, recursos de econometria ou gráficos, pois  basta clicar nas séries de interesse e acionar o recurso desejado, como veremos mais adiante.

 

Para alternar entre as janelas, clique na aba correspondente, indicada na parte superior da área de trabalho, como mostrado na figura abaixo :

Area de Trabalho_Guias

A próxima figura mostra uma área de trabalho mensal, após a leitura de 3 séries :

img0005

Dica:

 

Para visualizar os valores de uma série, dê um clique duplo no seu nome. O cursor irá então se posicionar na coluna correspondente da guia Planilhas.

 

 

Importante:

 

Para armazenar e recuperar todas as séries ativas de uma sessão, incluindo séries transformadas por cálculos e gráficos, use a opção Arquivo do menu principal.

 

Ao ler um arquivo o programa reprocessa os cálculos levando em conta a atualização dos dados. Veja mais detalhes em Acessando Arquivos.

 

A seguir veremos mais detalhes e recursos adicionais da guia Área de Trabalho :

3.2.1 Seleção de séries

Ao clicar nos nomes das séries, elas ficam marcadas em destaque na lista e esta marcação passa a ser válida para cálculos e gráficos, de modo que não seja preciso selecionar as séries novamente.

Para fazer um gráfico por exemplo, selecione na área de trabalho os nomes das séries que devem compor o gráfico e depois clique no ícone de gráfico  Area de Trabalho_Icone grafico.

Também é possível alterar a regra de seleção de séries para que sempre sejam selecionadas as séries resultantes de cálculos.

Este recurso é particularmente útil quando desejamos processar o mesmo cálculos repetidamente. Veja como alterar esta propriedade em Opções - Preferências , na opção Selecionar na área de trabalho.

3.2.2 Alteração dos Nomes

Para modificar o nome de uma série, dê um clique simples no nome da série. Altere o nome e tecle ENTER para finalizar.

Dica: Para mudar o nome de uma série na guia Planilhas, tecle Ctrl-F2.

 

3.2.3 Menu de Opções Adicionais

Clique com o botão direito do mouse na lista de séries para acessar um menu com diversas opções adicionais, como mostrado na figura abaixo:

img0007

Vejamos então o significado de cada uma destas opções :

Abrir no Excel

Use para exportar séries do Macrodados diretamente para o Excel. Selecione as séries a serem exportadas e clique nesta opção para abri-las em uma planilha do Excel.

Serão inseridos em células do Excel os valores numéricos, nomes e datas das séries automaticamente.

O sistema considera uma data inicial. Para visualizar esta data ou mesmo altera-la, selecione  Opções - Preferências e altere o campo Data inicial para leitura no Excel.

Copiar séries (com nomes e datas)

Use para exportar séries do Macrodados para quaisquer outros programas (não apenas para o Excel).

Esta opção copia os valores numéricos, nomes e datas para todo o intervalo disponível das séries selecionadas. Use Editar-Colar no programa destino para importar os dados.

Copiar séries (só dados)

Usado para exportar séries do Macrodados para outros aplicativos, não apenas para o Excel.

Esta opção copia apenas os valores numéricos, para todo o intervalo disponível das séries selecionadas. Use Editar-Colar no programa destino para importar as séries.

Apagar nomes

Apaga os nomes das séries selecionadas.

Copiar nomes

Usado para exportar apenas nomes das séries para outros aplicativos, ou mesmo para outras linhas da Área de Trabalho. Use Editar-Colar no aplicativo destino para importar os nomes.

Colar nomes

Usado para importar nomes de séries de um aplicativo origem para a Área de Trabalho do Macrodados. Use primeiramente Editar-Copiar no aplicativo origem.

Inserir séries

Usado para inserir novas séries na lista. O programa solicita o número de séries a serem inseridas e adiciona novas linhas, acima do nome da série que estiver selecionada.

Excluir séries

Usado para remover séries da área de trabalho. O programa remove da área de trabalho (mas não do banco de dados) as séries selecionadas.

Substituir nomes

Usado para processar alterações nos nomes das séries, substituindo partes específicas dos nomes por uma palavra fornecida pelo usuário.

Selecionar todas

Seleciona automaticamente todas as séries da área de trabalho.

 

Dica:

 

Para deslocar uma série (linha) na lista, clique no nome da série e, mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, mova o mouse para a linha acima da qual deverá ser inserida a série selecionada.

 

O deslocamento terá o mesmo efeito na planilha de periodicidade correspondente.

 

Alterar a data de projeção

Permite que se especifique uma data a partir da qual os dados das séries selecionadas são considerados como projeções. As projeções são indicadas na planilha pela letra p ao lado de cada valor.

Nos gráficos temporais, as projeções são indicadas por uma linha vertical na data do inicio das projeções.

3.3 Formatando

Para alterar número de casas decimais, alinhamento ou uso de separador de milhar para um grupo de células de uma planilha do Macrodados, selecione uma região com as células a serem formatadas e clique com o botão direito do mouse.

Será acionado um menu com diversas opções adicionais que se aplicam à planilha, como mostrado na figura a seguir:

img0008

Clique em Formatar Células para alterar o formato da região selecionada, como mostrado a figura abaixo :

img0009

Altere os campos desejados e no final clique em OK.

Para adotar sempre uma mesmo formatao para todas as planilhas, clique em Opções - Preferências no menu principal e altere os parâmetros desejados no campo Formato Padrão.

Alterando a largura de colunas :

Para alterar a largura de uma coluna, clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse no topo da coluna, na linha que a separa da próxima coluna à direit, mova o mouse na horizontal até a largura desejada e solte o botão.

Para adotar uma mesma largura para todas as colunas, clique em Opções - Preferências no menu principal do programa e altere os parâmetros do campo Largura de Coluna Padrão.

3.4 Calculando

O programa possui vários recursos para transformar por cálculos e combinar séries. É preciso primeiramente ler as séries de interesse para a Área de Trabalho do usuário, como descrito no tópico Noções Básicas.

As ferramentas de cálculo estão disponíveis no menu principal, na opção Cálculos, como mostrado na figura a seguir :

Cada recurso de cálculo abre uma nova janela com parâmetros que podem ser alterados. Também é produzida uma nova série, com os resultados do cálculo selecionado.

Também é possível acionar alguns cálculos clicando-se nos ícones correspondentes  da barra de ferramentas, que fica logo abaixo do menu :

Calculando_Icones

 

Importante: 

 

Para salvar séries transformadas por cálculos, use a opção Arquivo-Salvar do menu principal. O arquivo salva as séries lidas do banco de dados e as séries transformadas.

 

Use a opção Arquivo-Abrir para ler e reprocessar os cálculos. Caso hajam dados mais recentes nas séries, eles serão considerados quando os cálculos forem reprocessados.

 

Assim você não precisa especificar os cálculos novamente, quando quiser acessar as mesmas transformações para as mesmas séries.

 

Para ver a descrição completa das opções de cálculo disponíveis, veja o tópico Ferramentas de Cálculo.

3.5 Exemplo de Cálculo

Considere como exemplo a comparação do prêmio de risco de duas aplicações financeiras.

Prêmio de risco é a rentabilidade de um ativo em comparação com um ativo de risco teoricamente zero, como por exemplo a caderneta de poupança.

Iremos comparar os prêmios de risco do Índice BOVESPA e do Dólar supondo que a Poupança é o ativo de referência, de risco próximo a zero

Os três indicadores do exemplo podem ser obtidos no Macrodados na guia Banco de Dados em Economia Nacional - Bolsa de Valores , Taxas de Câmbio e Mercado Financeiro.

Veja em Noções Básicas como ler estas séries do banco de dados do Macrodados.

A figura a seguir mostra as séries históricas dos indicadores selecionados em uma planilha mensal do Macrodados:

O próximo passo é obter as variações (rentabilidades) percentuais dos 3 indicadores. Para isso deve ser acionada a opção Cálculos do menu principal e depois a opção Variação.

Uma outra alternativa é clicar no ícone  da barra de ferramentas, logo abaixo do menu principal.

Na próxima janela selecione as séries a serem transformadas, como mostrado na próxima figura :

Exemplo Calculo_Variacao

 

O campo Número de Períodos neste caso indica o número de meses da variação a ser calculada.  Podemos manter este campo como 1, uma vez que desejamos obter variações do mês corrente em relação a mês anterior. Para obter variações em 12 meses por exemplo, este campo deveria ser alterado para 12.

A opção Criar nova série , que já aparece marcada, indica que será gerada uma nova série na planilha com os resultados do cálculo.

Após clicar em Ok o programa gera as novas séries, a partir das séries originais transformadas por variações :

As novas séries são identificadas pelo prefixo Var%1 e contem as rentabilidades mensais do IBOVESPA, do Dólar e da Poupança.

Para finalizar vamos calcular os prêmios de risco do IBOVESPA e do Dólar, como a diferença entre as suas rentabilidades e a rentabilidade da Poupança. Para isso vamos acionar as opções Cálculos- Combinar séries do menu.

img0016

As novas séries Cmb são os prêmios de risco, ou seja, os ganhos (ou perdas, se negativos) percentuais mensais em comparação com a rentabilidade da poupança :

3.6 Econometria

O Macrodados oferece poderosos recursos de econometria para a estimação e teste de modelos com séries temporais.

Considerando o ambiente de trabalho muito amigável e o amplo banco de dados sempre atualizado, fazer econometria no Macrodados é uma experiência única e sem similar, por sua enorme facilidade de uso e rapidez na obtenção de resultados.

Os recursos de Econometria podem ser acessados a partir do menu principal do programa, como mostrado na figura a seguir:

Veja no tópico Ferramentas de Econometria a relação e a descrição completa das opções disponíveis e como proceder para usar estes recursos.

3.7 Macros

Procedimentos de leitura de séries, cálculos e gráficos sejam armazenados em macros, de modo que se possa em um outro momento processar estas operações sem que seja necessário especificá-las novamente passo a passo.

 

Importante:

 

Você pode também armazenar e recuperar cálculos e gráficos com as opções de menu Arquivo - Salvar e Arquivo - Abrir. Leia mais no tópico Acessando arquivos.

 

Para iniciar a gravação de uma macro, selecione as opções Macro-Gravar macro a partir do menu principal. A partir daí todas as operações passam a ser armazenadas ao passo em que são processadas.

Durante a gravação é mostrada a barra de macros  que pode também ser ativada a partir das opções Macros-Barra de macros do menu.

Com a barra de macros ativa, o ícone  também inicia a gravação de uma macro.

Para finalizar a macro basta clicar no ícone  da barra de macros ou escolher as opções Macros - Finalizar macro no menu.

Será então mostrada uma janela na qual podem ser inseridos comentários para documentar a macro recém criada.

Digite os comentários desejados e clique em Gravar ou caso não queira inserir comentários clique em Ignorar.

O programa irá solicitar o nome do arquivo onde a macro deverá ser armazenada. Forneça um nome para a macro para finalizar o processo.

Para processar uma macro use Macro-Processar macro ou clique no ícone  da barra de macros. A seguir informe o nome do arquivo onde foi armazenada a macro.

 

Dica:

 

Para armazenar gráficos em macros, ajuste os gráficos de acordo com suas preferências e depois clique no ícone  que aparece no canto superior esquerdo das janelas dos gráficos.

 

O ícone de pausa  serve para interromper temporariamente a gravação de uma macro, caso seja preciso processar outros comandos que não devam ser armazenados, sem que a gravação seja finalizada.

 

3.8 Gráficos

O Macrodados oferece quatro tipos de gráficos: Temporal, Scatter, Pizza e Barra horizontal, disponíveis na opção Gráficos do menu principal.

§  O gráfico temporal mostra até quatro séries ao longo do tempo. É possível alterar o intervalo com um clique de mouse e exportar o gráfico como um objeto gráfico do Excel.

§  O gráfico scatter mostra duas séries, uma no eixo vertical e outra no eixo horizontal. Sua finalidade é auxiliar na identificação de relações aproximadamente lineares entre séries.

§  Os gráficos de pizza e barra horizontal mostram os valores das séries para determinadas datas como “fatias de pizza” ou como barras horizontais. São úteis para comparar vários indicadores para uma determinada data.

Vejamos a seguir mais detalhes sobre cada um destes tipos de gráfico.

3.8.1 Gráfico Temporal

Para visualizar um gráfico do tipo temporal use um dos procedimentos descritos a seguir :

a) Selecione uma região de células (séries) na planilha e depois clique no ícone de gráfico Area de Trabalho_Icone grafico da barra de ferramentas. Válido para séries em colunas adjacentes.

b) Na área de trabalho clique nas séries e depois clique no ícone de gráfico Area de Trabalho_Icone grafico da barra de ferramentas.

c) Clique na opção Gráficos no menu, escolha Temporal e depois selecione as séries na janela a seguir, como mostrado abaixo :

A figura a seguir mostra a janela de opções de gráfico para o caso em que foram selecionadas duas séries :

Graficos_Temporal_Opcoes

Nesta janela é possível adicionar novas séries ao gráfico, basta selecionar a série a ser adicionada em um campo Série vazio.

Para usar outros símbolos ou outras cores nas séries do gráfico, selecione os tipos desejados nos campos Símbolo e Côr.

Aqui é possível também alterar o intervalo do gráfico, escalas, , legendas, incluir títulos e outros parâmetros.

Após alterar os parâmetros desejados, clique em Ok para visualizar o novo gráfico, conforme mostrado na figura abaixo:

Graficos_Temporal_Grafico

 

Dica:

 

Tecle Ctrl-Enter para obter um gráfico com fundo branco e em tamanho reduzido. Outros tamanhos podem ser obtidos alterando-se as bordas com o mouse. Para alterar a cor do fundo de branco para cinza, clique duas vezes sobre alguma parte branca do gráfico. Para retornar à cor original repita o procedimento.

Vejamos a seguir alguns recursos úteis adicionais do gráfico temporal.

Cruz Móvel :

É possível visualizar dinamicamente no gráfico os valores numéricos dos níveis das séries e as suas respectivas datas associadas, com a utilização da cruz móvel. Para ativar a cruz móvel, clique e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse na área interna da moldura do gráfico.

Graficos_Temporal_Cruz

Aparecem duas linhas superpostas: uma horizontal e uma vertical, em forma de cruz. Estas linhas se deslocam com o movimento do mouse quando se mantém o botão esquerdo pressionado.

Ao passo em que o movimento do mouse desloca a cruz móvel, os valores numéricos dos eixos verticais associados à posição da linha horizontal são mostrados na parte inferior da janela, na posição (esquerda ou direita) do eixo correspondente.

Da mesma forma a data associada à posição da linha vertical é mostrada na parte central inferior da janela do gráfico.

Barra de ferramentas :

A barra de ferramentas mostrada na parte inferior do gráfico possui ícones que acionam alterações no gráfico diretamente.

       Move o gráfico um período para a esquerda. Para mover continuamente clique com o botão direito do mouse. Para mover passo a passo clique com o botão esquerdo.

      Move o gráfico um intervalo para a direita. Para mover continuamente clique com o botão direito do mouse. Para mover passo a passo clique com o botão esquerdo.

LupaMenos      Aumenta o intervalo do gráfico. Para aumentar continuamente clique com o botão direito do mouse. Para mover passo a passo clique com o botão esquerdo.

LupaMais      Diminui o intervalo do gráfico. Para diminuir continuamente clique com o botão direito do mouse. Para mover passo a passo clique com o botão esquerdo.

      Move o gráfico um intervalo para a direita. Para mover continuamente clique com o botão direito do mouse. Para mover passo a passo clique com o botão esquerdo.

       Move o gráfico um período para a esquerda. Para mover continuamente clique com o botão direito do mouse. Para mover passo a passo clique com o botão esquerdo.

     Aciona a janela de opções de gráfico. Clique neste ícone para alterar os símbolos do gráfico, incluir ou excluir séries, incluir títulos, alterar legendas, etc.

*     Clique neste ícone para abrir o gráfico no Microsoft Excel automaticamente.  Serão exportadas as séries e em seguida será aberta uma nova janela no Excel com o gráfico do Macrodados. Este gráfico pode ser alterado livremente no Excel.

Graficos_Temporal_PPoint      Clique neste ícone para abrir o gráfico no Microsoft PowerPoint automaticamente.  Será exportada uma tabela com os dados das séries e  será aberto um novo slide com o gráfico do Macrodados. Este gráfico pode ser alterado livremente no PowerPoint.

      Use para copiar o gráfico como uma imagem para outros aplicativos. Use Editar-Colar no aplicativo destino para importar a imagem do gráfico.

     Imprime o gráfico.

      Usa linhas como símbolos para todas as séries do gráfico.

      Usa barras como símbolos para todas as séries do gráfico.

     Possibilita a alteração das legendas com os nomes das séries que aparecem na parte inferior do gráfico.

 

Dica:

 

Para suprimir as legendas no gráfico, escolha a opção acima e a seguir desmarque a opção Mostrar Legenda.

 

     Possibilita a alteração das escalas e limites do gráfico. No modo manual os limites das escalas podem ser fornecidos pelo usuário. Também é possível usar escalas logarítmicas.

       Iguala (ou desiguala) as duas escalas do gráfico, para gráficos com duas ou mais séries.

      Adiciona ou remove a grade tracejada horizontal.

 

Dica:

 

Para minimizar as janelas de gráficos, use no menu principal as opções Gráficos - Minimizar todos. Para restaurar as janelas ao tamanho original use Gráficos - Restaurar todos. Para fechar todas as janelas use Gráficos - Fechar todos.

 

Para alterar o aspecto do gráfico clique no ícone .

Intervalo:

Clique nos símbolos  dos campos de data para alterar o intervalo do gráfico.

Séries:

Clique nos símbolos  para informar as séries que irão compor o gráfico e os símbolos e cores a elas associados.

É possível especificar até quatro séries por gráfico usando os símbolos Linha simples, Barra, Linha tracejada, Linha dupla e Linha-ponto.

Escalas:

O programa usa técnicas diferentes para determinação das escalas dependendo do número de séries. Para gráfico de uma única série, as escalas são definidas pelos limites superiores e inferiores dos valores, mostrados no eixo vertical esquerdo.

Normalmente o programa ajusta automaticamente estes valores de modo a utilizar a maior parte possível da área do gráfico para mostrar as séries.

No caso do gráfico de mais de uma série o programa define automaticamente faixas de valores, marcados nos eixos verticais esquerdo e direito do gráfico, de modo a que as linhas desenhadas fiquem tão próximas quanto possível.

Neste caso se uma variável (Y) for uma transformação linear de outra (X), por exemplo Y = a + b.X, o gráfico das duas séries se reduzirá a uma mesma linha.

Em certo sentido, portanto, o gráfico de duas séries dá uma informação visual sobre o grau de colinearidade entre elas e pode ser utilizado para a pré-seleção de séries para análise de regressão.

Clique em Pag32_1 para que sejam igualados os limites superiores e inferiores das escalas, no caso de gráfico com mais de uma série.

Títulos:

É possível especificar até três títulos que irão aparecer na parte superior do gráfico nos campos de Título da janela de opções de gráfico.

Grade Horizontal:

Clique em Pag32_2 para definir linhas tracejadas horizontais delimitando as escalas do gráfico. A grade horizontal auxilia na visualização dos níveis das séries.

Grade Vertical:

Clique em Pag32_3 para definir linhas tracejadas verticais delimitando os períodos do gráfico.

3D:

Clique em Pag32_4 para visualizar o gráfico em três dimensões.

Mostrar datas para dados não disponíveis:

Utilize esta opção para visualizar períodos nos quais não existam observações para as séries selecionadas.

Imprimindo:

Com o gráfico na tela, clique com o botão direito do mouse no gráfico e escolha a opção Imprimir ou clique no ícone  de impressão.

Será exibida a janela da figura a seguir:

Pag33

Esta janela possibilita a alteração dos parâmetros de impressão do gráfico, caso seu posicionamento na folha não seja satisfatório. Clique em OK para prosseguir.

Para imprimir na impressora padrão clique em OK novamente, ou se for o caso selecione uma outra impressora e depois clique em OK.

3.8.2 Gráfico Scatter

Este tipo de gráfico pressupõe duas séries, uma em cada eixo.

Ao se clicar em Scatter, na opção Gráficos do menu principal, o programa apresenta a janela mostrada a seguir, que possibilita a especificação e alteração dos parâmetros que irão compor o gráfico.

Graficos_Scatter_Janela

Já aparece selecionada a opção por incluir uma linha de regressão, ajustada por mínimos quadrados. Selecione as séries e clique em Ok para ver o gráfico.

Graficos_Scatter_Grafico

 

Para alterar parâmetros do gráfico, tais como intervalo, símbolos, legendas ou mesmo as séries, clique em Graficos_Scatter_BotaoAlterar. Para abrir o gráfico scatter no Excel, clique em Graficos_Scatter_BotaoExcel.

3.8.3 Gráficos Cross-section

Os gráficos do tipo cross-section mostram os valores das séries para uma determinada data e podem ser de dois tipos : pizza ou barra horizontal.

Este tipo de gráfico é útil quando se deseja fazer uma análise comparativa da ordem de grandeza de vários indicadores em uma data específica.

Selecione na área de trabalho um conjunto de séries (que não precisam estar em seqüência), clique em Gráficos no menu principal e selecione a opção de gráfico desejada :

Graficos_CSEC_Menu

A seguir veremos a descrição dos tipos de gráfico cross-section disponíveis.

Gráfico de Pizza  Graficos_CSEC_IconePizza

Este gráfico mostra em um círculo o tamanho proporcional (“fatias”) dos valores de um grupo de séries para uma determinada data.

Selecione no menu principal a opção Gráficos e em seguida clique em Pizza.

Será mostrada uma janela para a seleção das séries e especificação da data a ser considerada, como mostrado na figura abaixo :

Graficos_CSEC_Selecao

A seguir o programa em apresenta a janela de opções do gráfico de pizza, que possibilita a especificação e alteração dos parâmetros deste gráfico.

Graficos_CSEC_Pizza_Espec

Para alterar uma legenda clique no nome a ser alterado e em seguida tecle F2. Altere para a legenda desejada e tecle Enter.

As legendas podem ser posicionadas de várias maneiras. Para alterar a posição das legendas, selecione a opção desejada no campo Posição.

Caso as legendas possuam partes de texto em comum (como é o caso mostrado na figura acima), é possível usar esta parte comum como título para o gráfico e excluí-la das legendas. Neste caso é mostrado o botão Remover parte comum. A figura abaixo mostra como fica a janela após pressionar este botão :

Graficos_CSEC_Pizza_ParteComum

Altere a parte comum se for o caso e clique em Ok. A janela fica então como na figura abaixo :

Graficos_CSEC_PizzaNovaSelecao

O campo Rótulo de dados indica como as “fatias” do gráfico de Pizza serão rotuladas. Selecione o tipo de rótulo desejado ou clique em Nenhum para não rotular as “fatias”.

O campo Destacar a maior fatia faz com que a “fatia” que corresponde à série com o maior valor na data indicada seja destacada do gráfico.

O campo Manter o formato circular força o gráfico a ter um formato de círculo. Sem esta especificação o gráfico pode vir a ter formato de elipse, dependendo da especificação das legendas e títulos.

O campo 3D mostra o gráfico de Pizza em três dimensões.

É possível especificar até 3 títulos para o gráfico, que aparecem na parte superior. Para especificar os títulos, digite-os nos campos correspondentes (Título 1, Título 2 e Título 3).

Uma fez feitas estas especificações, clique em Ok para visualizar o gráfico ou em Cancela para retornar à janela anterior.

A figura abaixo mostra o gráfico de Pizza para as séries selecionadas. No caso do exemplo, são mostrados os valores correspondentes em cada fatia e as legendas são mostradas à direita do gráfico  :

Graficos_CSEC_Pizza_Grafico

A barra de ferramentas, localizada abaixo da área do gráfico, possui botões que podem ser acionados para as seguintes finalidades :

Graficos_CSEC_Pizza_Alterar permite alterar os parâmetros (séries, data, legendas, etc.) do gráfico.

Graficos_CSEC_Pizza_Copiar usado para copiar o gráfico como uma imagem para outros aplicativos. Use Editar-Colar no aplicativo destino para importar a imagem do gráfico.

Graficos_CSEC_Pizza_XLS  clique neste botão para abrir o gráfico no Microsoft Excel automaticamente.  Serão exportadas as séries e em seguida será aberta uma nova janela no Excel com o gráfico. Este gráfico pode ser alterado livremente no Excel.

Graficos_CSEC_Pizza_Imprimir  clique neste botão para imprimir o gráfico.

Gráfico de Barra Horizontal  Graficos_CSEC_Botao_BarraHoriz

O gráfico de Barra Horizontal é, assim como o gráfico de Pizza, um gráfico cross-section, ou seja, mostra um grupo de séries para uma determinada data, no caso em formato de barras horizontais.

Para visualizar este gráfico, selecione no menu principal as opções Gráficos-Barra horizontal. Será mostrada uma janela para a seleção das séries e especificação da data.

Após esta especificação, será mostrada a janela da figura abaixo :

Graficos_CSEC_BarraHoriz_Selecao

Para alterar uma legenda, clique no nome a ser alterado e em seguida tecle F2. Altere para a legenda desejada e tecle Enter.

Caso as legendas possuam partes de texto em comum (como é o caso mostrado na figura acima), é possível usar esta parte comum como título para o gráfico e exclui-la das legendas.

Neste caso é mostrado o botão Remover parte comum. A figura abaixo mostra como fica a janela após pressionar este botão :

Graficos_CSEC_BarraHoriz_ParteComum

O campo Várias cores faz com que cada barra tenha uma cor diferente.

O campo Marcas de valores coloca ao lado de cada barra o valor da série correspondente.

É possível especificar até 3 títulos para o gráfico, que aparecem na parte superior. Para especificar os títulos, digite-os nos campos correspondentes (Título 1, Título 2 e Título 3). Uma fez feitas estas especificações, clique em Ok para visualizar o gráfico ou em Cancela para retornar à janela anterior.

A figura abaixo mostra o gráfico de Barra Horizontal para as séries selecionadas :

Graficos_CSEC_BarraHoriz_Grafico

A barra de ferramentas, localizada abaixo da área do gráfico, possui botões que podem ser acionados para as seguintes finalidades :

Graficos_CSEC_Pizza_Alterar permite alterar os parâmetros (séries, data, legendas, etc.) do gráfico.

Graficos_CSEC_Pizza_Copiar usado para copiar o gráfico como uma imagem para outros aplicativos. Use Editar-Colar no aplicativo destino para importar a imagem do gráfico.

Graficos_CSEC_Pizza_XLS  clique neste botão para abrir o gráfico no Microsoft Excel automaticamente.  Serão exportadas as séries e em seguida será aberta uma nova janela no Excel com o gráfico. Este gráfico pode ser alterado livremente no Excel.

Graficos_CSEC_Pizza_Imprimir  clique neste botão para imprimir o gráfico.

3.9 Atualizando o Banco de Dados         

A atualização das séries do banco de dados do Macrodados pode ser feita de várias maneiras : via atualizador automático, via programa ou via página web de atualização.

Recomenda-se usar a opção atualizador automático, por não exigir nenhuma intervenção : o processo é sempre ativado na inicialização do Windows e o processamento das atualizações é totalmente automático.

A atualização também pode ser feita no próprio programa Macrodados, mas neste caso é preciso comandar a atualização manualmente a cada vez.

Nos dois casos acima é preciso que sua rede permita a conexão internet, ou para o atualizador automático ou para o programa Macrodados.

 

Importante:

Caso apareça a mensagem : Não foi possível conectar, será preciso habilitar a conexão internet do Macrodados de acordo com as configurações da sua rede.

Pode ser que sua rede utilize um servidor proxy para se conectar à internet. Neste caso  é preciso informar os dados do proxy a partir do menu principal, em Opções-Configurações da atualização.

Se ainda assim não for possível conectar, verifique se existe alguma restrição de firewall que possa estar impedindo a conexão do programa.

 

3.9.1 Atualizador automático

Esta é a maneira mais simples de manter o banco de dados permanentemente atualizado.

O atualizador é um programa residente que procura por atualizações em intervalos de tempo.

Para ativar o atualizador automático, menu principal clique no  Atualização e a seguir clique em Ativar o atualizador automático, como mostrado abaixo : 

Atualizacao_Atualizador_Menu

O atualizador é carregado como um ícone na bandeja de tarefas do Windows (que fica no canto inferior direito, próximo ao relógio, ao lado da barra de tarefas), como mostrado abaixo :

Atualizacao_Atualizador_Icone

O atualizador vem configurado com as mesmas opções de internet que constam no programa Macrodados, no menu principal, em Atualização-Configurar a atualização.

Dê um clique duplo no ícone do atualizador para abrir sua janela principal, mostrada na figura abaixo :

A guia Geral apresenta as opções de automação do atualizador. A seguir veremos o significado de cada uma das opções desta guia :

Procurar por atualizações ao iniciar

Marque esta opção para fazer com que o atualizador procure por novas atualizações sempre que for iniciado. Esta procura irá ocorrer 30 segundos após a inicialização do Windows.

Iniciar o atualizador sempre que o Windows for iniciado

Marque esta opção para que o atualizador seja sempre carregado na inicialização do Windows. Caso esta opção seja desmarcada, será preciso iniciar o atualizador manualmente a cada vez que o Windows for iniciado (ou reiniciado).

Atualizar a cada xx horas (minutos) automaticamente

Normalmente o atualizador procura por novas atualizações de 2 em 2 horas. Altere esta opção caso queira especificar outro intervalo entre as atualizações. 

Tentar novamente xx vezes em caso de falha

Caso haja alguma falha na busca ou processamento de novas atualizações, o atualizador irá tentar novamente tantas vezes quanto for especificado nesta opção.

Minimizar esta janela para a barra de tarefas

Normalmente o atualizador, ao ser minimizado, retorna para a bandeja de tarefas como um pequeno ícone. Marque esta opção para que ele apareça na barra de tarefas como uma janela minimizada.

Pasta das atualizações

Normalmente o atualizador armazena os arquivos temporários de atualização na própria pasta onde se encontra o programa Macrodados. Use esta opção caso queira especificar outra pasta.

Fechar o Atualizador

Clique neste botão para finalizar o atualizador e remover seu ícone da bandeja de tarefas.

Note que se a opção Iniciar o atualizador sempre que o Windows for iniciado estiver marcada, ele será carregado novamente na próxima inicialização do Windows.

Atualizar agora

Clique neste botão para iniciar uma atualização manualmente, se por algum motivo você não quiser esperar pela próxima atualização programada.

Aplicar

Sempre que você fizer qualquer alteração nos parâmetros do atualizador, clique neste botão para aplicar e salvar suas alterações.

Ok

Clique neste botão para fechar a janela principal do atualizador e fazer com que ele retorne à bandeja de tarefas. O atualizador prossegue  monitorando as atualizações automaticamente.

Na guia Configurações você pode alterar outros parâmetros :

Data e hora da última atualização

Esta é a data e hora em que foi processada a última atualização. O atualizador prossegue procurando por novas atualizações disponíveis a partir desta data e hora. Para refazer uma atualização por exemplo, altere estes campos para antes da data e hora atual.

Servidor

Este campo contém o endereço do servidor do Macrodados e deve se manter inalterado como http://www.macrodados.com.br

 

Porta

Este campo deve conter o endereço da porta usada para conexões http, normalmente a porta 80.

Tipo de conexão

Algumas conexões internet via rede utilizam servidores proxy. Se for este o  seu o caso, é preciso informar ao programa o nome do servidor e a porta da proxy para que ele consiga estabelecer uma conexão. Deve ser selecionada neste caso a opção Via proxy.

Se você receber a mensagem “Não foi possível conectar”, verifique no seu navegador internet se a sua conexão internet usa servidor proxy e em caso positivo, informe os seus dados (nome e porta).

Via modem ou rede local

Selecione esta opção caso a sua conexão seja discada (modem) ou via rede local (LAN).

Via proxy

Selecione esta opção caso a sua conexão seja estabelecida através de um servidor proxy. Deve ser informado o nome da proxy e a sua porta para conexão.

Opcionalmente, se o servidor proxy solicitar Username e Senha, informe estes parâmetros nos campos correspondentes.

Caso a Proxy não utilize autenticação básica, o campo Autenticação Básica deve ser desmarcado.

A guia Relatório mostra as mensagens de acompanhamento da última atualização processada.

3.9.2 Atualização via programa

A atualização via programa pressupõe que as suas configurações de internet  foram informadas corretamente. Para alterar estas configurações, consulte o tópico Opções-Configurações da atualização.

Para usar a atualização via programa, basta se conectar à internet e clicar na opção Atualização - Atualizar o banco de dados do menu principal.

O mesmo efeito é obtido clicando-se  no ícone Atualizando_Icone Programa da barra de ferramentas. A seguir, clique no botão Atualizar para iniciar a atualização.

A atualização via programa requer que o usuário comande a atualização a cada vez. Para fazer com que o banco de dados se atualize automaticamente, basta acionar o Atualizador automático .

A figura abaixo mostra o relatório de uma atualização :

Atualizando_Relat Programa

O programa irá se conectar ao servidor de atualizações, verificar as atualizações mais recentes disponíveis, transferir os arquivos de atualização necessários e processar as atualizações.

Após a atualização ser completada, clique em Concluir.

 

Dica :

 

Se por algum motivo o programa não conseguir conectar, será mostrada a mensagem : “Não foi possível conectar”. Neste caso, recomendamos verificar se sua conexão é feita através de servidor proxy e em caso positivo  informar os dados de proxy em Opções-Configurações da atualização.

 

Caso sua rede seja protegida por firewall, talvez seja preciso alterar suas configurações de modo a permitir a conexão do Macrodados com a internet.

 

Caso a atualização tenha sido processada com sucesso, será alterada a posição da atualização para a data atual. Esta data é informada na barra de status, que fica na parte inferior da janela inicial do programa.

Caso queira alterar esta data por algum motivo, como por exemplo refazer uma atualização, acione as opções Atualização-posição da atualização.

Recomendamos a modalidade automática de atualização.

 

 

Importante:

 

Caso a atualização não seja processada em um período superior a oito semanas, será necessário reinstalar o banco de dados. Para isso consulte a parte de instalação do banco de dados no tópico Instalando o Macrodados.

3.9.3 Atualização via página de atualizações

A atualização do banco de dados através da página web de atualizações é uma opção alternativa para o caso em que não é possível utilizar o atualizador automático ou atualizar via programa.

Para utilizar a página de atualizações, direcione seu navegador internet para o endereço abaixo:

www.macrodados.com.br/pt/atualizacao.htm

Será mostrada uma página, com diversos ítens, onde cada opção atualiza um grupo de semanas, como mostrado na figura a seguir :

AtPagina

Instruções para atualização :

1.    Visualize no Macrodados a data da última atualização do banco de dados. Esta data é mostrada na barra de status, que fica na parte inferior da janela inicial do programa, como mostrado na figura abaixo.

Ambiente_19

2.    Selecione a opção que atualiza os dados desde esta data até a data atual.

3.    Informe seu Username e sua Senha e clique em Atualizar.

4.    Será mostrada uma janela de download que solicita uma ação para a abertura do arquivo. Clique em Abrir (ou em Executar a partir do seu local atual).

5.    Após o término do download será iniciada a atualização. Na janela "Macrodados - Atualização", informe a pasta onde o Macrodados está instalado. Clique em Próximo novamente para iniciar a atualização.

Após estes procedimentos o programa irá processar. No final clique em Concluir.

3.10 Configurando o Macrodados

Neste tópico veremos como alterar algumas configurações básicas do programa Macrodados de modo a adaptá-lo às preferências do usuário.

3.10.1 Configurações da atualização

A partir do menu, clique em Opções - Configurações da atualização para obter a janela da figura abaixo.

Conf_Internet

q  Endereço : deve sempre conter http://www.macrodados.com.br

q  Porta : número da porta utilizada para conexão http

q  Tipo de conexão internet : caso utilize proxy, marque via proxy

q  Proxy : nome ou número da sua proxy, se houver.

q  Porta : número da porta utilizada para a proxy, se houver.

q  Proxy – Username e Senha : Username e Senha para autenticação via proxy se necessário

q  Autenticação : string de autenticação para acesso à internet caso necessário

 

3.10.1 Preferências

A partir do menu, clique em Opções - Preferências para obter a janela da figura a seguir. Altere os campos desejados e clique em Ok.

img0080

Vejamos a seguir o significado de cada uma destas opções.

q  Formato Padrão: especifique aqui o formato que você deseja utilizar como padrão para visualizar as séries nas planilhas . É possível alterar o número de casas decimais, o alinhamento e o separador numérico.

q  Data inicial para leitura no Excel: a opção Abrir no Excel transfere as séries selecionadas para o Microsoft Excel a partir da data inicial indicada nesta opção.

q  Pasta do bancos de dados: este campo informa ao programa em que pasta estão localizados os arquivos do banco de dados. Para utilização em rede, informe aqui a pasta da rede onde foi instalado o banco de dados.

q  Após a atualização: indica se o programa deve ou não manter os arquivos de atualização na pasta do programa após o processamento. A opção “Manter arquivos temporários” deve ser usada quando se deseja por exemplo atualizar outro equipamento não conectado em rede. Neste caso basta copiar todos os arquivos com extensão .atl e usar no menu as opções Atualização-processar arquivos.

q  Largura de coluna padrão: indica a largura padrão de coluna que deve valer para todas as colunas das planilhas.

q  Max. de linhas para nomes : indica o número máximo de linhas que serão usadas para mostrar os nomes das séries nas planilhas.

q  Inserir os resultados dos cálculos: especifica como devem ser inseridas nas planilhas as séries geradas por cálculos.

q  Selecionar na área de trabalho: especifique como deve ser a regra de seleção de séries na área de trabalho. A opção “Selecionar séries calculadas” faz com que as séries originais sejam desmarcadas após os cálculos e as séries resultantes sejam automaticamente marcadas. A opção “Manter seleção original” mantém inalterada a marcação das séries após os cálculos.

q  Mostrar nomes ao mover mouse: quando marcada, indica que os nomes completos das séries serão mostrados quando o cursor do mouse fica parado sobre a coluna correspondente da planilha.

q  Acessar dados diários: quando marcada, indica que o programa irá disponibilizar e atualizar as séries diárias do banco de dados. Se desmarcada, estes dados não são considerados pelo programa. Se você não utiliza dados diários, desmarque esta opção.

q  Associar arquivos: use para associar os arquivos do Macrodados ao programa, de modo a poder acioná-los a partir do Windows Explorer.

 

 

 

3.11 Imprimindo

Para imprimir os dados de séries ativas, clique na guia Planilhas e selecione uma região contendo as células das séries a serem impressas (mova o mouse com o botão esquerdo pressionado para selecionar um grupo de células).

A seguir clique no ícone  da barra de ferramentas, selecione a impressora e clique em Ok para imprimir. Para imprimir um gráfico, clique no ícone  da barra de ferramentas do gráfico, selecione a impressora e clique em Ok para imprimir.

3.12 Exportando e Importando

Neste tópico veremos como transportar séries do Macrodados para outros programas e como transportar séries de outros programas para o Macrodados.

3.12.1 Exportando

O Macrodados oferece várias opções de exportação de dados para outros aplicativos. Para abrir séries no Excel, selecione as séries desejadas na guia Banco de dados e clique no botão Abrir no Excel, como mostrado a seguir.

ExpXLS

As séries selecionadas serão então lidas do banco de dados para colunas do Microsoft Excel, como mostrado na figura abaixo :

PlanXls

 

Exportando séries transformadas por cálculos :

 

Selecione na área de trabalho as séries a serem exportadas clicando nos seus nomes de modo que eles fiquem marcados. Depois clique com o botão direito do mouse para acessar o menu.

 

q  Escolha neste menu Copiar séries (nomes e datas) para exportar todo o intervalo disponível das séries selecionadas, incluindo os nomes e as datas.

q  Escolha neste menu Copiar séries (só dados) para exportar apenas os valores numéricos de todo o intervalo disponível das séries selecionadas.

q  Escolha neste menu Abrir no Excel para inserir os dados das séries selecionadas automaticamente em células do Microsoft Excel. Veja em Opções-Preferências como alterar a data inicial.

A partir da guia Planilhas também é possível exportar séries originais e calculadas para outros aplicativos, sendo que neste caso é possível selecionar a data inicial e a data final do intervalo a ser exportado.

Neste caso selecione a região a ser exportada, clique com o botão direito do mouse na região e escolha Copiar (nomes e datas) ou Copiar (só dados). No programa destino escolha Editar-Colar.

3.12.2 Importando

Para transferir séries de outros aplicativos para o Macrodados, selecione os dados (apenas os valores numéricos) no aplicativo de origem e escolha Editar-Copiar.

A seguir posicione-se na guia Planilhas do Macrodados,  escolha uma planilha com a mesma periodicidade das séries do aplicativo origem, posicione-se na data inicial desta planilha e clique no ícone  da barra de ferramentas.

O mesmo efeito é obtido clicando-se com o botão direito do mouse na data inicial da série na planilha e escolhendo-se a opção Colar-Normal.

Caso os valores a serem importados estejam em linhas no aplicativo de origem, é possível transpor os dados na importação. Para isto clique com o botão direito do mouse na planilha e escolha Colar-Transpondo.

Cada série importada recebe automaticamente o nome “Nova série”. Para atribuir um outro nome a uma serie importada, tecle Ctrl-F2 na coluna da série, digite o outro nome e depois tecle Enter.

 

Dica:

 

É possível colar na área de trabalho nomes de séries que estejam em outro aplicativo. Para isso copie os nomes, que devem estar um abaixo do outro,  selecione a linha desejada da área de trabalho, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Colar nomes.